Piloto de VANT precisa obter CMA? (Obtenção de CCF)

Piloto de VANT precisa obter CMA? (Obtenção de CCF)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

 Tripulante,

efetive seu exame de saúde pericial com médicos ou clínicas credenciados pela ANAC. Seu exame vai certificar a aptidão física e mental, e é relativo ao exercício de cada função. Segundo a ANAC, “A certificação médica busca limitar o risco à segurança do voo decorrente de problemas de saúde, tendo validade específica de acordo com a classe, função, idade e outras possíveis condições médicas”. 

O interessado será classificado entre 4 grupos, de acordo com a licença e habilitação associadas à sua operação. Os Médicos credenciados podem realizar exames de saúde periciais de 2ª, 4ª e 5ª classes e as Clínicas credenciadas podem realizar exames de todas as classes.

CMA de 1ª classe: piloto de linha aérea, piloto comercial e piloto privado com habilitação IFR;

CMA de 2ª classe: piloto privado, comissário de voo, operador de equipamentos especiais, mecânico de voo e piloto de balão livre;

CMA de 4ª classe: piloto de aeronave leve e piloto de planador; e

CMA de 5ª classe: piloto remoto de VANT.

O CMA equivale ao Certificado de Capacidade Física (CCF) para efeito de cumprimento das normas constantes dos arts. 159 a 164 e 302 da Lei nº 7.565/86 (Código Brasileiro de Aeronáutica), e do art. 72 da Lei nº 13.475/17 (Lei do Aeronauta). (ANAC, 2021)

Somos o Brasil! Somos todos forte!!!

Abravoo: Unindo Esforços!

Joselito Paulo

Fontes de Consulta:

(1) CMA – Certificado Médico Aeronáutico

(2) CCF – Certificado de Capacidade Física

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *